Roca E Fuso

Quinta-feira, 3 de Janeiro de 2008 Já lá vão quase sete décadas desde que esta foto foi tirada na Eira do Forno e que belo momento ela nos trás. A mesma remonta aos anos 40 não sabendo exactamente a data e dá-nos mais em detalhe uma das actividades que as senhoras praticavam que era o fiar da lã. Eis como iniciar o novo ano com esta bela foto gentilmente oferecida pelo Armandinho que teve a bondade de nos deixar digitalizar e preservar a mesma para a adicionar ao nosso arquivo e claro esta ao blogue de Castelões. A actividade do fiar da lã tinha o seu epilogo durante o Outono já que primeiro haveria que "rapar" a lã das ovelhas como já aqui mostramos no post de 24 de Setembro de 2007. Depois a lã teria de ser lavada nos riachos que abundam pela aldeia e finalmente era fiada como podemos observar neste grupo de senhoras. A Roca e o fuso eram as ferramentas ou utensílios utilizados na época para poder fiar a lã e que mais tarde era então transformada em fio. Gostaria de passar a apresentar as senhoras da foto.
  1. Price
  2. Fuso v8

Price

Janeiro 10, 2011 por lapizdecor Roca e Fuso Mais dois objectos em vias de extinção, a Roca e o Fuso. Duas ferramentas indispensáveis para se fiar o linho ou lã, nas nossas Vilas e Aldeias, há muitos anos. A Roca mais comum no nosso país, é feita de uma vara de madeira ou de uma cana, e tem numa das suas extremidades uma abertura, a que se chama torre. Lá dentro a meio é colocada uma peça de cortiça, para que a abertura fique mais larga nessa zona. Isto para que se possa lá introduzir uma mecha (a estriga) de linho ou lã. O Fuso, com cabo de madeira e uma ponta aguçada em ferro, é utilizado num movimento circular para transformar a lã que vem da Roca em fio. Ao fio que fica no Fuso, dá-se o nome de maçaroca. Assim, a Roca apoia-se na cintura da fiandeira, por norma do lado esquerdo, e com a mão direita segura-se o Fuso, que com movimentos circulares vai torcendo e retorcendo a lã que vem da Roca. Da maçaroca a lã passa para o novelo, ou seja, está na altura de o dobar. A minha roca, foi feita ainda eu era adolescente por um Tio que ma ofereceu, o fuso foi oferta de outro Tio.

Para mim, essa é uma história em que toda a tragédia acontece porque os pais da princesinha teimavam em acreditar que deveriam afastar todo o mal para longe da menina. Mais ainda: estavam convencidos de ter poderes para isso. O pior é que eles viviam repetindo a mesma bobagem, como se fossem capazes de aprender com a própria experiência. Pois veja: para o batizado da menina, deixaram de convidar a velha bruxa, porque ela era feia e malvada, e eles achavam que a feiúra e a maldade não podiam fazer parte da festa. Mas, como esses atributos fazem parte da vida, a bruxa invadiu o palácio mesmo sem convite. E, para vingar a afronta recebida, lançou uma maldição sobre a criança. Não seria melhor ter convidado logo a malvada e dado a ela uma porção de coisas boas de comer e beber, para aplacar seu mau gênio? Não seria mil vezes preferível tê-la como hóspede do que como inimiga? Mas a bem intencionada bobeira dos pais foi ainda mais longe. Ao ouvir da bruxa que a princesinha, aos 15 anos, iria ferir-se gravemente com uma roca de fiar, o que fez o pai?
fuso bacteria fuso e cell

Fuso v8

Cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso.

Fuso é um instrumento de fiar, roliço e pontiagudo, em que se enrola o fio torcido à mão, até formar a maçaroca. O fuso é usado junto com a roca, e esta é uma espécie de vara onde se enrola uma substância têxtil a ser fiada. Expliquemos ainda que maçaroca é um conjunto de fios torcidos, às vezes emaranhados, daí também significar confusão, enleada. E fuso também é cada uma das 24 divisões longitudinais de 15 graus do círculo terrestre, à qual foi atribuído um padrão horário legal. Pois no Brasil que espera décadas para definir uma questão constitucional como a dos juros bancários ou uma questão prática como a dragagem dos portos, está passando em ritmo acelerado pelas comissões do Congresso o projeto de unificação dos fusos horários no Brasil. Lembrando que hoje são três: o de Fernando de Noronha (Tempo Universal UTC-2 horas), o de Brasília (UTC-3, hora legal brasileira) e o da Amazônia/Centro Oeste (UTC-4). O quarto fuso no Brasil, que abrangia apenas o Acre (UTC-5), foi abolido por lei aprovada em junho de 2008, quando a hora local passou a ser sincronizada com a da Amazônia.

  1. Roca e fuso price
  2. Perdi a roca e o fuso não acho; três dias há que lhes ando no rastro. - Citação de Provérbios em Português
  3. Contagem de tempo para reforma segurança social
  4. Editor de foto efeito snapchat
  5. Caes mais bonitos do mundo
  6. Fuso fg140
  7. Roca e fuso dealer
  8. Fuso citadel
  9. Museu da presidencia da republica
  10. Roca e fuso 2017
  11. Roca e fuso car

Perdi a roca e o fuso não acho; três dias há que lhes ando no rastro.

December 25, 2022, 6:14 pm
preço-medicamentos-2017