Sustentabilidade Dos Recursos Naturais

Está relacionado com o aspecto ambiental do tripé da sustentabilidade. Ou seja, a importância de levar em consideração o meio ambiente ao longo do desenvolvimento da humanidade. Qualquer tipo de atividade que tenha como consequência impactos ambientais negativos deve ser evitado. Neste sentido, o grupo social deve pensar de modo a evitar o desgaste dos recursos naturais, por exemplo. O que é ser economicamente viável? Este ponto se refere ao aspecto econômico do tripé. Neste caso, as empresas, por exemplo, devem investir economicamente em prol do bem-estar social e, principalmente, ambiental. A sustentabilidade prevê não apenas a preservação ambiental e bem-estar da sociedade, mas também o desenvolvimento econômico. Ou seja, para que isso ocorra as empresas precisam continuar a gerar lucros. No entanto, a obtenção do resultado econômico positivo não deve estar alinhado com métodos e estratégias que devastem o meio ambiente. O que é ser socialmente justo? É referente ao âmbito social do tripé da sustentabilidade.
  1. Significado de Sustentabilidade (O que é, Conceito e Definição) - Significados
  2. Sustentabilidade ambiental no uso dos recursos naturais pdf
  3. Sustentabilidade x recursos naturais
  4. Sustentabilidade - o que é, conceito, exemplos
  5. Como a sustentabilidade pode influenciar na preservação dos recursos naturais – meuResíduo
  6. Sustentabilidade e gestão dos recursos naturais

Significado de Sustentabilidade (O que é, Conceito e Definição) - Significados

sustentabilidade ambiental recursos naturais

Nas empresas, o conceito de sustentabilidade está ligado diretamente com responsabilidade social, tornou-se inclusive uma vantagem competitiva. A empresa que se preocupa com a sustentabilidade é aquela que cuida do planeta, se preocupa com a comunidade, com o meio ambiente e é sempre louvável aos olhos do público. A sustentabilidade nas empresas está também ligada à sustentabilidade econômica, que é alcançada através de um modelo de gestão sustentável, ou seja, um modo que incentiva processos que permitam a recuperação do capital financeiro, humano e natural da empresa. Saiba mais sobre o significado de Responsabilidade social. Sustentabilidade Social A sustentabilidade social é o conceito que descreve o conjunto de medidas estabelecidas para promover o equilíbrio e o bem-estar da sociedade, através de várias iniciativas que têm como objetivo ajudar membros da sociedade que enfrentam condições desfavoráveis. Outra meta importante é garantir a diminuição das desigualdades sociais, da violência, e a ampliação o ensino público de qualidade.

Sustentabilidade ambiental no uso dos recursos naturais pdf

Cobre dos políticos. Exija ações que viabilizem a prática do consumo consciente; Para que uma sociedade sustentável exista de verdade, é necessária a ação de todos, tanto do governo na elaboração de leis rígidas para o meio ambiente e com uma fiscalização correta, quanto das instituições para conservarem os recursos naturais. Além disso, todos nós, cidadãos, devemos economizar água, diminuir o consumo exagerado, produzir menos lixo e reciclar. A ideia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. O objetivo de consumo, quando consciente, extrapola o atendimento de necessidades individuais. Leva em conta também seus reflexos na sociedade, economia e meio ambiente. E você, sabe como pode contribuir para preservar o meio ambiente? Comece praticando o consumo consciente na sua rotina. Ele é uma contribuição solidária que serva para garantir a sustentabilidade do planeta e o equilíbrio entre a natureza e nossas ações.

Para se obter resultado trilhando um rumo dentro da economia sustentável é preciso concentrar forças na preservação dos elementos da natureza, minimizando os seus impactos, sem deixar de atender às necessidades básicas dos indivíduos. Pensar em desenvolvimento sustentável é considerar muito mais do que simplesmente não utilizar os recursos que não são renováveis em relação aos recursos renováveis. Deve-se destinar de forma profissional e segura os resíduos gerados por empresas e pessoas. É preciso lembrar também da importância do tempo nos processos de renovação dos recursos naturais. Algumas espécies de vegetais demoram vários anos para se tornarem adultas e oferecerem nutrientes, frutos e alimentos para a natureza. Nesse meio tempo, muitos prejuízos podem ser causados ao ambiente. Por esse motivo, pensar em sustentabilidade é ir além do famoso discurso do? plantar duas árvores a cada uma que for derrubada?. O cidadão precisa estar preparado para agir em prol de mudanças sociais e ambientais positivas e compreender melhor o mundo em que vive.

Sustentabilidade x recursos naturais

Exemplos: ar, água, solos, vegetações. Todos esses exemplos são de elementos que se renovam naturalmente ou através da ação humana (como no caso das vegetações que se renovam através do reflorestamento). Recursos não renováveis são aqueles em que não possibilidade de renovação em um período de curto ou médio prazo. Exemplo: petróleo, minérios, entre outros. Assim, em tese, para manter um uso racional dos recursos oferecidos pela natureza, é necessário utilizar-se mais dos recursos renováveis e menos dos recursos não renováveis. No entanto, a questão não é tão simples assim. É preciso compreender, primeiramente, que os recursos renováveis não são necessariamente duráveis por longos períodos do tempo, isto é, sua disponibilidade poderá se extinguir, principalmente se não houver um sistema de conservação ou de preservação. Por isso, torna-se importante a adoção de medidas para minimizar os impactos da exploração da natureza. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade;) Além disso, é preciso considerar as questões qualitativas dos processos de renovação da natureza.

Sustentabilidade - o que é, conceito, exemplos

Aqui o importante é o modo como o ser humano é tratado, seja pela sociedade ou por uma empresa, por exemplo. A prioridade é a valorização da qualidade de vida das pessoas, concomitante a manutenção dos outros dois aspectos: ambiental e econômico. No caso de uma empresa que deseja agir de acordo com o conceito da sustentabilidade, ser socialmente justo significa valorizar não apenas o público-alvo, mas também garantir o desenvolvimento pessoal dos funcionários, fornecedores e todas as pessoas que fazem parte (direta ou indiretamente) da companhia. Veja também o que significa Educação ambiental. Data de atualização: 20/03/2020.

sustentabilidade dos recursos naturais

Como a sustentabilidade pode influenciar na preservação dos recursos naturais – meuResíduo

Por exemplo, uma floresta rica em nutrientes que foi desmatada para a utilização de sua madeira na fabricação de móveis pode ser reflorestada, dando origem a uma nova floresta pobre em nutrientes e com baixo índice de diversidade, causando prejuízos ao ecossistema ao qual ela pertence. É preciso lembrar também da importância do tempo nos processos de renovação dos recursos naturais. Algumas espécies de vegetais, considerando o exemplo acima citado, demoram vários anos para se tornarem adultas e oferecerem nutrientes, frutos e alimentos para a natureza. Nesse meio tempo, muitos prejuízos podem ser causados à natureza. Por esse motivo, pensar em sustentabilidade é ir além do famoso discurso do "plantar duas árvores a cada uma que for derrubada". Dessa forma, pensar em desenvolvimento sustentável é pensar em mais do que simplesmente não utilizar os recursos não renováveis em detrimento dos renováveis. Uma economia sustentável, para ser operada, requer o conservasionismo dos elementos da natureza, minimizando os seus impactos sem, no entanto, deixar de atender às necessidades básicas da população.

Leia também sobre Impactos Ambientais. Sustentabilidade Social A sustentabilidade social sugere a igualdade dos indivíduos, baseado no bem estar da população. Para isso, é necessária a participação da população, com intuito de fortalecer as propostas de desenvolvimento social, acesso à educação, cultura e saúde. Sustentabilidade Empresarial Atualmente, muitas estratégias de responsabilidade social de empresas estão pautadas na sustentabilidade. Produtos e ações sustentáveis na área empresarial ganham destaque e o gosto dos consumidores. As pessoas estão cada vez mais conscientes do peso ecológico e social de suas escolhas. Nesse caso, a empresa possui uma postura de responsabilidade com os valores ambientais e sociais. Além de fundamentada na preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida das pessoas. Leia sobre Passivo Ambiental. Sustentabilidade Econômica A sustentabilidade econômica é fundamentada num modelo de gestão sustentável. Isso implica na gestão de adequada dos recursos naturais, que objetivam o crescimento econômico, o desenvolvimento social e melhoria da distribuição de renda.

Sustentabilidade e gestão dos recursos naturais

medidas de sustentabilidade dos recursos naturais em portugal
  1. Palacio do rei do lixo know
  2. Casas de sonho em portugal en vivo
  3. Ver FC Porto vs Feirense em directo Livestream Online - Só Golo
  4. Sustentabilidade dos recursos naturais

- Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar. - Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo. - Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia. - Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados. Benefícios da sustentabilidade ambiental A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana.

A educação do consumidor e a promoção de sua consciência sustentável são passos significativos para mudar as decisões de consumo. O entendimento da diferenciação entre necessidade básica e consumo supérfluo ajudam a focar no que são as reais utilidades de objetos, de serviços ou de informação, e que tem tudo isso tem um custo. Traçamos alguns dos princípios do consumo consciente e influenciadores na sustentabilidade e preservação dos recursos naturais, elaborado pelo Instituto Akatu. Veja abaixo: 1. Planeje suas compras. Compre menos e melhor; 2. Avalie os impactos de seu consumo no meio ambiente e na sociedade; 3. Consuma só o necessário. Reflita sobre suas reais necessidades; 4. Reutilize produtos. Não compre outra vez o que você pode consertar e transformar; 5. Separe seu lixo. Reciclar ajuda a economizar recursos naturais e a gerar empregos; 6. Divulgue o consumo consciente. Levante essa bandeira para amigos e familiares; 7. Informe-se e valorize as práticas de responsabilidade social das empresas; 8.

December 25, 2022, 6:02 pm
palavra-guru-82