Sismos No Mundo

Com uma magnitude de 8, 7 na escala de Richter, o desastre natural causou uma destruição quase total da capital portuguesa e a morte a um número entre 70 mil e 90 mil pessoas. O sismo foi sentido no norte de África, em França e no norte de Itália. Seguiu-se de um maremoto devastador e um grande número de incêndios espalhados pela cidade. O terramoto ocorrido na manhã do Dia de Todos os Santos foi inspiração para grandes autores e filósofos do iluminismo. 10. Assam - Tibete - 15 de agosto de 1950 Com uma magnitude de 8, 6 pontos, o sismo provocou a morte a mais de 1500 pessoas do estado indiano de Assam e da região asiática de Tibete, onde cerca de 70 aldeias desapareceram por completo. Oito dias depois do sismo, o rio de Subansiri transbordou e deu origem a uma queda de água de sete metros para cima das aldeias vizinhas.

Terremotos | Centro de Sismologia (USP)

As zonas sísmicas, por definição, podem ser entendidas como as áreas onde acontecem os terremotos com maior frequência, isto é, as regiões do planeta mais geologicamente instáveis e mais suscetíveis à ação dos agentes internos ou endógenos de transformação do relevo. O registro cartográfico e o conhecimento sobre as regiões sísmicas da Terra é importante para a elaboração de planejamentos sociais e urbanos que levem em conta a possibilidade de tremores de terra repentinos. Afinal, não é qualquer área do espaço geográfico que se encontra predisposta a apresentar aqueles terremotos cujos efeitos são mais duramente sentidos e que geram perda de patrimônio e, principalmente, de vidas. Para identificar a localização das principais zonas sísmicas da Terra, é preciso levar em consideração o posicionamento das placas tectônicas, pois é nas áreas de encontro entre elas que existe a maior incidência de tremores, sobretudo quando há o choque entre uma placa e a outra. O que explica os tremores é justamente a liberação de energia acumulada nos pontos de tensão entre formações geologicamente distintas, o que contribui, inclusive, para dar novas formas ao relevo, tais como os vulcões e as cadeias montanhosas.

- Informação detalhada sobre cada sismo: profundidade, localização, principais cidades próximas, população. - Partilha em redes sociais através de todas as aplicações sociais instaladas na sua aplicação. - Comentários e fotografias partilhados pelas testemunhas dos sismos. - Mapa do CSEM-EMSC, mapa de estradas e mapa aéreo para cada sismo (Zoom in/Zoom out). - Mapa da sismicidade na região para cada sismo (dados da base de dados exclusiva do CSEM-EMSC) - Mapa global dos sismos mais recentes no mundo. ===> PARA PESSOAS QUE ACABAM DE SENTIR UM SISMO <=== - Complete um questionário rápido para ajudar os sismólogos: faça uma avaliação simples do sismo clicando em imagens. - Faça um comentário e/ou envie uma fotografia. Estes podem ser publicados de uma só vez no website do CSEM-EMSC e na sua conta do Twitter / Facebook. * Esta aplicação não tem anúncios! O CSEM-EMSC é uma ONG. Se quiser apoiar a nossa organização, por favor compre a versão paga desta aplicação, que estará disponível em breve nesta loja.

Note que o BSB está sempre defasado de 2 a 3 anos (tempo necessário para se revisar e consolidar as informações conhecidas). Por fim, caso você queira obter a lista dos sismos mais recentes e acessar o nosso catálogo sísmico, basta utilizar uma das ferramentas listadas abaixo: Lista & Mapa dos últimos eventos Ferramenta de consulta e Download de Dados ou ainda, leia mais informações na nossa página de requisição de dados.

Seguiu-se um maremoto com ondas até 25 metros que, para além da costa do Chile atingiram também Havai, Japão, Filipinas, Nova Zelândia, Austrália e as Ilhas Aleutas. Entre duas a seis mil pessoas perderam a vida. Uma estrada em Banda Aceh completamente esventrada pelo sismo AFP/AFP/Getty Images 2. Sumatra, Indonésia - 26 de dezembro de 2004 Nunca será esquecido também o sismo que na manhã a seguir ao Natal de 2004 causou um maremoto devastador que roubou a vida a 220 mil pessoas, na Indonésia e 14 países vizinhos. Mas as vítimas são de muitas mais nacionalidades, porque cerca de três mil eram turistas. O sismo atingiu 9, 2 de magnitude e é um dos mais mortais desastres naturais de sempre da hHstória. 3. Alasca, EUA - 27 de março de 1964 A sexta-feira santa de 1964 teve um final de dia trágico no Alasca, com um sismo de 9, 2 na escala de Richter e ondas subsequentes de 67 metros a devastarem o mais despovoado estado norte-americano. Morreram 128 pessoas, registaram-se inúmeros deslizes de terra e partes de ilhas distantes elevaram-se em 11 metros.

Deportivo

Pequenos sismos ocorrem todos os dias em todo o mundo, inclusive em Portugal. Normalmente, nem nos damos conta destes pequenos movimentos das placas tecónicas, dos quais se toma conhecimento pelos registos dos sismógrafos. Nas há situações em que, por vezes, a energia que a crosta terrestre liberta é tão intensa que se traduz em forças destrutivas capazes de eliminar cidades inteiras. Foi precisamente isso que aconteceu este fim de semana no Nepal. O Expresso recolheu uma lista com os dez abalos sísmicos mais intensos de que há registo. O Grande Terramoto de Lisboa está nesse rol, assim como o terramoto na Indonésio de 2004 e o de Furushima, em 2011. Vista dos destroços no porto de Corral, na província de Valdivia, arrasado por um maremoto após o sismo AFP/Getty Images 1. Valdivia, Chile - 22 de maio de 1960 Conhecido também como o Grande Sismo do Chile, o terramoto de Valdivia figura em primeiro lugar da lista dos mais violentos já registados. Passava pouco das 15h de um domingo quando a terra começou a tremer com uma intensidade brutal, que atingiu 9, 5 pontos na escala de Richter (máximo é de 10).

Múltiplos maremotos sucedâneos no Oceano Pacífico atingiram as costas do Havai, Japão, Austrália e Nova Zelândia e mais de 25 mil pessoas morreram. Claudio Santana/AFP/GettyImages 7. Maule, Chile - 27 de fevereiro de 2010 Há pouco mais de cinco anos, corria a madrugada do dia 27 de fevereiro e o Chile voltava a ser vítima de um sismo com a magnitude de 8, 8, seguido de um maremoto que arrasou várias cidades costeiras do país e ainda atingiu o Japão e a costa californiana. De acordo com fontes oficiais, 525 pessoas perderam a vida. Durante vários dias a população ficou sem eletricidade, tendo sido declarado o "estado de catástrofe", com tropas chilenas a auxiliarem milhares de cidadãos que tudo perderam. 8. Equador e Colômbia - 31 de janeiro de 1906 No início do século passado, um sismo de magnitude 8, 8 na escala de Richter arrasou a fronteira entre o Equador e a Colômbia. O terramoto foi seguido por um maremoto que tirou a vida a pelo menos 500 pessoas na costa colombiana. 9. Lisboa, Portugal - 1 de novembro de 1755 O Grande Terramoto de Lisboa figura na lista dos mais destrutivos.

As turmas devem ter um quórum de no máximo 30 pessoas por apresentação. Quando solicitado visitas que excedam o limite explicitado, haverá uma divisão em turmas menores e serão feitas as apresentações em até 3 sessões consecutivas por turno. Os grupos remanescentes, dependendo da disponibilidade de bolsistas para palestra, deverão aguardar. Após o envio do e-mail é IMPRESCINDÍVEL aguardar a confirmação do Observatório Sismológico - SIS/UnB por e-mail. Saiba Mais Download do conteúdo & aulas: Profª. Dra. Mônica Giannoccaro Von Huelsen A seguir os links de download dos conteúdo de aulas, livros, slides, conteúdos adicionais para alunos da professora Mônica na Universidade de Brasília - UnB. Nota: É necessário utilizar um programa descompactador (WinRAR, 7zip,... ) para descompartar os arquivos e visualizar os arquivos das aulas. Redes Sociais Nossas redes sociais. Muitas das novidades e demais notícias chegam por lá primeiro, por isso não deixe de curtir e nos seguir por lá também. Observatório Sismológico da Universidade de Brasília - SIS/UnB © Todos os direitos reservados - 2018/2019

  • Carnaval no mundo
  • Paz no mundo
  • Previsão do tempo no mundo para 30 dias
  • Os Maiores Sismos do Mundo- Online24
  • Tempo palma maiorca 30 dias
  • Sismos no mundo mexico
  • Meio ambiente no mundo

Prédio SG 13 - Campus Universitário Darcy Ribeiro - Asa Norte. Ver Mais Vídeos Veja nosso canal do youtube com matérias sobre eventos que ocorreram fora e dentro do território nacional. A seguir, um dos vídeos do canal do observatório sismológico no youtube. Curta, favorite, nos siga por lá também. Visitar Mostra Sismológica do SIS/UnB, faça-nos uma visita! A sismologia sempre despertou curiosidade e provas disso foram as inúmeras visitações públicas que se tornaram tradição desde o nascimento da Estação Sismológica, inicialmente instalada na extremidade sul do edifício do ICC. Agora tem-se a mostra no Observatório Sismológico - SIS/UnB. Faça-nos uma visita, abaixo segue o PROCEDIMENTO para a marcação de visitas: As marcações serão realizadas SOMENTE pelo e-mail, marcações por meio de telefone NÃO serão efetivados. As visitas serão marcadas em dois turnos, de 9h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Ao escrever o e-mail é necessário informar o responsável pela visita, o nome da instituição, a data e horário previstos, a quantidade de alunos e o número para contato.

  1. Alta definition ricardo quaresma biografia
  2. Banco ctt balcões city
  3. Receita de pão vegano facil
  4. Melhores filmes de animação 2015 cpanel
  5. Receitas de tintureira 3
  6. Harry potter livros portugal wikipedia
  7. Conduzir com chuva provoca es
  8. Taxa de escolarização conceito
  9. Homeopata o que trata
  10. Mae e filho desenho tumblr
  11. Mousse de chocolate com abacate e banana de
December 27, 2022, 11:06 pm
valor-subsidio-refeição